Quem sou eu

Minha foto
Campinas, São Paulo, Brazil
Psicólogo Clínico Junguiano com formação pela Unicamp, terapia corporal Reichiana, Hipnoterapeuta com formação em Hipnose Ericksoniana com Stephen Gilligan.E outras formações com Ericksonianos: Ernest Rossi, Teresa Robles, Betty Alice Erickson. Formação em Constelação Familiar Sistémica pelo Instituto de Filosofia Prática da Alemanha. Uma rica e inovadora terapia divulgada em toda Europa. Professor de Hipnoterapia, além de ministrar cursos de Auto-conhecimento como Eneagrama da Personalidade e Workshop de Constelação Familiar Sistémica em todo o Brasil. Clínica em Campinas-SP. Rua Pilar do Sul, 173 Chácara da Barra. Campinas-SP F.(19) 997153536

Uma relação de ajuda

Como é bela, intensa e libertadora é a experiência de se aprender a ajudar o outro. É impossível descrever-se a necessidade imensa que têm as pessoas de serem realmente ouvidas, levadas a sério, compreendidas.
A psicologia de nossos dias nos tem, cada vez mais, chamado a atenção para esse aspecto. Bem no cerne de toda psicoterapia permanece esse tipo de relacionamento em que alguém pode falar tudo a seu próprio respeito, como uma criança fala tudo "a sua mãe.
Ninguém pode se desenvolver livremente nesse mundo, sem encontrar uma vida plena, pelo menos...
Aquele que se quiser perceber com clareza deve se abrir a um confidente, escolhido livremente e merecedor de tal confiança.
Ouça todas a conversas desse mundo, tanto entre nações quanto entre casais. São, na maior parte, diálogos entre surdos.
Paul Tournier.

domingo, 2 de maio de 2010

Introdução ao Eneagrama


A estrutura

A configuração do diagrama é fundamental para o sistema do Eneagrama. Cada pessoa tem um tipo básico, que não muda. No entanto, as linhas que ligam os pontos mostram como cada tipo muda em situações de estresse extremo me de segurança (e nos permitem predizer como os nove tipos de personalidade interagem), ao mesmo tempo que o circulo externo pode sugerir uma característica especifica dos tipos do outro lado. Cada tipo tem também três variantes distintas.

Tudo isso, somando ao ambiente em que fomos educados na infância e o ao nosso nível individual de autoconhecimento, significa que duas pessoas podem ter o mesmo tipo no Eneagrama e ainda assim parecerem possuir uma personalidade muito diferente.

Tipo básico de personalidade

É bastante conhecido que cada um filtra e interpreta o que observa. O principio básico do Eneagrama é que: cada um de nós tem um dos nove possíveis “filtros” que estabelece o teor de nossa vida inteira, um foco de atenção habitual tão profundo que geralmente não aparece à nossa consciência. Esse filtro não foi desenvolvido ao acaso, mas para proteger um aspecto especifico de nossa essência que é vulnerável na infância.

Embora nossa personalidade tenha se desenvolvido como uma estratégia para nos ajudar com o mundo exterior na infância, no momento em que nos tornamos adultos ela se torna uma tendência automática preestabelecida. A maneira como vemos os outros e interpretamos os acontecimentos é falseada por ela; e nela se baseiam geralmente todas as nossas escolhas e ações.

O aspecto peculiar e animador da teoria do Eneagrama é que nossa personalidade “falsa” reflete como numa imagem ao espelho, nosso eu superior. Não se trata de um inimigo a ser conquistado, mas de nosso melhor amigo, mostrando-nos quais lições precisamos aprender e como aprendê-las.

Cabeça, coração e abdome: no diagrama.

Os seres humanos vivenciam o mundo de três maneiras principais; pelo pensamento, pelo sentimento e pelas sensações. Os centros da cabeça e do coração têm um aspecto baseado na personalidade e um “oposto sagrado”, que é um aspecto particular da essência que ficou oculto quando a personalidade de desenvolveu. A personalidade protege e mascara o eu essencial, mas também o imita, como um espelho refletindo seu oposto, ao procurar os aspectos esquecidos no mundo exterior em lugar do interior.

O centro do abdome pode ser uma fonte de energia para o crescimento, mas também tem três elementos que se relacionam com a personalidade e ajudam a mascarar a essência.

O centro da cabeça: Fixação e desígnio sagrado

Os nomes para os aspectos do centro da cabeça são: Fixação, significando a habitual preocupação mental ou foco de atenção da personalidade; o desígnio sagrado, o estado de ser é sentido, em vez de pensado, pelo centro da cabeça quando está livre da fixação.

O centro do Coração: paixão e virtude sagrada

A preocupação habitual ou foco do centro do coração é chamado sua paixão. Os fundadores do cristianismo estavam bem conscientes desse aspecto e as paixões correspondem às sete tendências capitais ou “pecados mortais”, além de Medo e Falsidade. O estado que é essencial de ser experimentado no coração é chamado de virtude sagrada.

O centro do Abdome: subtipos

O centro do abdome contribui para a nossa personalidade dando-nos três subtipos ou padrões de comportamento instintivos. Trata-se de mecanismos de sobrevivência que nos ajudam a enfrentar a autopreservação, a interação social e o relacionamento sexual. Cada tipo tem um modo diferente de se ocupar dessas questões e é desse modo que as pessoas do mesmo tipo parecem distintas, uma vez que o comportamento do subtipo sobrepõe-se às reações típicas.

Como funciona o Eneagrama: fatores que influenciam o tipo

Estresse e Segurança

Os sentimentos e o comportamento de qualquer pessoa alteram-se sob a influencia do estresse, assim como quando existe segurança ou quando tudo corre bem na vida. As linhas do diagrama mostram as mudanças na estratégia mental e emocional que experimentamos nessas circunstâncias. A direção da seta indica a mudança: para cada tipo, a seta aponta para o ponto de estresse e a partir do ponto de segurança.

As pessoas não se tornam de outro tipo em situações de estresse ou segurança; elas assumem características daquele tipo, mas retém as preocupações e questões de seu próprio tipo. Se a pessoa esteve estressada ou em segurança por longo período, poderá se parecer muito com o seu tipo em estresse ou em segurança. Portanto, quando tentar identificar o tipo, você deverá levar em conta as circunstâncias da vida.

Embora a maioria das pessoas encare a palavra “estresse” com conotações negativas, na verdade não é pior assumir nosso ponto de estresse, assim como não é melhor também inclinar-se para o tipo segurança. Alguns tipos, na verdade, acha mais fácil ficar estressados do que em segurança. Em termos de crescimento, podemos aprender com ambos, se nos lembrarmos de nos concentrar nas qualidades positivas.

Asas

Cada tipo tem duas asas – os tipos localizados em ambos os seus lados do circulo – e essas podem influenciar o modo como a pessoa manifesta seu tipo. Por exemplo, o tipo seis pode às vezes tender para o tipo cinco e tornar-se mais retraído, ou pender para o tipo sete e tornar-se mais brincalhão.

Crescimento Psicológico e Espiritual

O Eneagrama é um instrumento de grande sutileza, ainda que a premissa central em que se baseia seja muito simples: a premissa de que a personalidade se desenvolve para proteger nosso eu superior e encontra-se ligada a ele de modo inseparável. Há também uma observação simples que nos permite utilizar esse conhecimento, a qual não diz respeito especificamente ao Eneagrama. Tem a ver com o fato de que somos duas pessoas interiormente. Uma é a personalidade que se identificam com os nossos pensamentos, sentimentos e sensações; outra é a testemunha interior, algumas vezes chamada o observador, de essência. Essa diferença entre nossas naturezas psicológica e espiritual é apenas aparente. Ambas integram aquilo que somos.

Enquanto vivemos, precisamos de uma personalidade para fazer a mediação entre nosso eu superior e o mundo, e para nos ajudar a fazer as coisas, mas também precisamos reconhecer sua natureza. Gurdjieff dizia que, se podemos identificar nossos traços essenciais, a maior parte do trabalho já está feita; e o Eneagrama oferece a chave para isso. Portanto, observando a nós mesmos, podemos reconhecer as reações automáticas da personalidade e usa-las como indicadores das nossas características essenciais. Dessa maneira, recuperamos a capacidade de reagir à vida a partir de uma perspectiva imparcial e sem preconceitos, em sintonia com nosso eu verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário