Quem sou eu

Minha foto
Campinas, São Paulo, Brazil
Psicólogo Clínico Junguiano com formação pela Unicamp, terapia corporal Reichiana, Hipnoterapeuta com formação em Hipnose Ericksoniana com Stephen Gilligan.E outras formações com Ericksonianos: Ernest Rossi, Teresa Robles, Betty Alice Erickson. Formação em Constelação Familiar Sistémica pelo Instituto de Filosofia Prática da Alemanha. Uma rica e inovadora terapia divulgada em toda Europa. Professor de Hipnoterapia, além de ministrar cursos de Auto-conhecimento como Eneagrama da Personalidade e Workshop de Constelação Familiar Sistémica em todo o Brasil. Clínica em Campinas-SP. Rua Pilar do Sul, 173 Chácara da Barra. Campinas-SP F.(19) 997153536

Uma relação de ajuda

Como é bela, intensa e libertadora é a experiência de se aprender a ajudar o outro. É impossível descrever-se a necessidade imensa que têm as pessoas de serem realmente ouvidas, levadas a sério, compreendidas.
A psicologia de nossos dias nos tem, cada vez mais, chamado a atenção para esse aspecto. Bem no cerne de toda psicoterapia permanece esse tipo de relacionamento em que alguém pode falar tudo a seu próprio respeito, como uma criança fala tudo "a sua mãe.
Ninguém pode se desenvolver livremente nesse mundo, sem encontrar uma vida plena, pelo menos...
Aquele que se quiser perceber com clareza deve se abrir a um confidente, escolhido livremente e merecedor de tal confiança.
Ouça todas a conversas desse mundo, tanto entre nações quanto entre casais. São, na maior parte, diálogos entre surdos.
Paul Tournier.

sábado, 11 de setembro de 2010

Estudo sobre EMDR

Um recente estudo concluiu que EMDR, um suspeito de terapia, uma vez que envolve a recordação de memórias traumáticas ao mover os olhos, é um dos tratamentos mais eficazes para o transtorno de stress traumático pós-(PTSD).

EMDR significa Eye Movement Dessensibilização e Reprocessamento. É um tipo de psicoterapia que, entre outras coisas, envolve pensar sobre o evento traumático, enquanto assistia às reações corporais e mover o olho esquerdo e direito, normalmente após uma luz ou um dedo do terapeuta.

Parece bizarro, e causou uma grande suspeita , quando surgiu pela primeira vez, em grande parte, foi muito bonito apenas "pensou" por Dr. Francine Shapiro e ninguém realmente sabe ao certo como funciona.

No entanto, vários estudos têm encontrado para ser um dos tratamentos mais eficazes para transtorno de estresse pós-traumático, e este novo estudo, um dos melhores até à data, tem repetido o achado.

Este novo estudo, liderado pelo holandês psiquiatra Dr. Bessel van der Kolk, em comparação EMDR, com drogas ISRS a fluoxetina (Prozac aka) e uma pílula placebo em um grupo de pacientes diagnosticados com PTSD.

Após o bloco de tratamento de oito semanas, fluoextine EMDR e foram igualmente eficazes,

No entanto, seis meses depois, 75% que haviam sido traumatizados na vida adulta e foram tratados com EMDR relataram ter nenhum sintoma. Para as pessoas traumatizadas durante a infância, um terço foram tratados por EMDR sintoma gratuitamente pelo mesmo ponto.

Em contraste, nenhuma das pessoas em ambos os grupos tratados com fluoxetina conseguiu libertar-se dos sintomas.

A maioria dos médicos a olhar para o estudo pôde suspeitar que oito semanas de tratamento da toxicodependência não seria tempo suficiente como prescrições estão frequentemente recomendados para seis meses a um ano após a estabilização.

No entanto, é um resultado impressionante, pelo menos não por causa do curto tempo de tratamento de 8 semanas de EMDR e da taxa de forte recuperação.

Uma das críticas do EMDR é que ele ainda não está claro qual parte o aspecto do movimento de olho desempenha na terapia e exatamente como ele funciona.

Ambas as terapias atenção para a "reciclagem" das memórias do trauma - e, essencialmente, lembrando "reviver", o que parece desempenhar um papel importante na prevenção das memórias descontrolada e flashbacks que fazem parte do transtorno.

Este é também o foco de um conjunto planejado de drogas recentemente e "terapia" reprocessamento que relatou em anteriores, o que parece para o trabalho de amortecimento de baixo do corpo de excitação, quando as memórias são lembradas devido à ação da droga propranolol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário