Quem sou eu

Minha foto
Campinas, São Paulo, Brazil
Psicólogo Clínico Junguiano com formação pela Unicamp, terapia corporal Reichiana, Hipnoterapeuta com formação em Hipnose Ericksoniana com Stephen Gilligan.E outras formações com Ericksonianos: Ernest Rossi, Teresa Robles, Betty Alice Erickson. Formação em Constelação Familiar Sistémica pelo Instituto de Filosofia Prática da Alemanha. Uma rica e inovadora terapia divulgada em toda Europa. Professor de Hipnoterapia, além de ministrar cursos de Auto-conhecimento como Eneagrama da Personalidade e Workshop de Constelação Familiar Sistémica em todo o Brasil. Clínica em Campinas-SP. Rua Pilar do Sul, 173 Chácara da Barra. Campinas-SP F.(19) 997153536

Uma relação de ajuda

Como é bela, intensa e libertadora é a experiência de se aprender a ajudar o outro. É impossível descrever-se a necessidade imensa que têm as pessoas de serem realmente ouvidas, levadas a sério, compreendidas.
A psicologia de nossos dias nos tem, cada vez mais, chamado a atenção para esse aspecto. Bem no cerne de toda psicoterapia permanece esse tipo de relacionamento em que alguém pode falar tudo a seu próprio respeito, como uma criança fala tudo "a sua mãe.
Ninguém pode se desenvolver livremente nesse mundo, sem encontrar uma vida plena, pelo menos...
Aquele que se quiser perceber com clareza deve se abrir a um confidente, escolhido livremente e merecedor de tal confiança.
Ouça todas a conversas desse mundo, tanto entre nações quanto entre casais. São, na maior parte, diálogos entre surdos.
Paul Tournier.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Transtorno bipolar.


As reações maníacas caracterizam-se por vários graus de entusiasmo e superatividade psicomotora. Geralmente se delineia três graus, o que indica a progressão de comportamento – de graus leves a graus extremos de excitação maníaca. Embora tais ataques sejam mais diferentes quanto a grau do que quanto a tipo.
Hipomania. Esta é a forma mais leve de reação maníaca e se caracteriza por entusiasmo moderado, rapidez e superatividade. O paciente afirma que nunca se sentiu tão bem ou tão feliz em toda sua vida. Tem confiança ilimitada em sua capacidade e em seu conhecimento e não hesita em exprimir sua opinião a respeito de qualquer tema e sobre todos os assuntos. Seu pensamento é acelerado e pode tornar-se muito espirituoso e divertido. Parece incansável e praticamente não dorme, afirmando que se sente tão bem que não precisa descansar.
Durante o dia participa de atividade continua, fala, faz visitas tem compromissos para almoço e outras reuniões, telefona, escreve e trabalha em vários esquemas infalíveis. Marca, adia e cancela vários encontros. Inicialmente o quadro geral parece de um individuo agressivo, brilhante e sociável que tem muitos entusiasmos elogiáveis e planos maravilhosos para o futuro. No entanto, logo se torna dominante, monopoliza a conversa e mostra dificuldade para manter-se dentro de seu assunto. Não tolera criticas e pode denunciar impiedosamente como tolo todos aqueles que se atrevem a discordar dele ou a interferir em seus planos.
Gasta dinheiro impensadamente e em curto período de tempo pode esbanjar todas as suas economias. Não sente restrições morais, e pode participar de numerosos atos sexuais promíscuos e de excesso de álcool. Embora tais pacientes raramente mostrem alucinações e delírios marcantes, apresentam mau julgamento e usualmente não tem autocompreensão de seu estado. Qualquer sugestão de que estão doentes e devem ser hospitalizados é recebida com desaforos encolerizados.
Mania aguda. Na mania aguda os sintomas são semelhantes ao da hipomania, mas são mais nítidos. Esta condição pode desenvolver-se a partir de uma reação hipomaníaca, ou desenvolver-se repentinamente, com pouco ou nenhum antecedente, a não ser curto período de insônia, irritabilidade e inquietação. O entusiasmo e a necessidade de atividade tornam-se mais visíveis, e o paciente pode rir as gargalhadas e falar aos gritos. Torna-se cada vez mais fanfarrão, ditatorial e dominador, e pode dar ordens para todo mundo, como se fosse um superditador.
A irritabilidade é facilmente provocada e o humor do paciente pode mudar rapidamente, da alegria para a cólera. O comportamento violento é comum e o paciente pode quebrar moveis danificar paredes, e até atacar enfermeiras ou outros pacientes. Está continuamente em movimento, anda de um lado para outro, gesticula para si mesmo, canta e bate nas portas e paredes, pedindo para ser libertado. Mostram desprezo por restrições morais e pode ser obscenos em sua linguagem, exibir seu corpo e fazer propostas sexuais aos que estão por perto.
Existe um movimento rápido de idéias, o que frequentemente leva a linguagem incoerente. A mudança nas idéias pode ser tão rápida que num movimento o paciente participa de atividades eróticas e, momento seguinte, apresenta uma profunda dissertação religiosa. Pode haver certa confusão e certa desorientação quanto a tempo, local e pessoa, com uma tendência para identificar erradamente as pessoas que o cercam. Podem ocorrer alucinações e delírios passageiros, em que o paciente pode ter idéias grandiosas de sua riqueza ou capacidade, ou em que pode ouvir vozes e conversar com pessoas que segundo imagina estão presentes.
De modo geral, no entanto, a compreensão e o julgamento são muito atingidos, e os períodos de autoconhecimento são logo seguidos por retomada de atividade maníaca. Nas reações maníacas agudas, os sintomas mais notáveis são: humor irritável e entusiasmo, maior rapidez de idéias irracionais, mudança rápida e freqüente de pensamento, extrema superatividade psicomotora.
Mania delirante. No tipo mais grave de reação maníaca, o paciente fica confuso, extremamente excitado e violento. A condição pode desenvolver-se a partir de hipomania ou mania aguda, mas é mais freqüente que apareça de repente e com poucos sinais de advertência. O paciente é incoerente e muito desorientado. Não avalia seu ambiente e pode ter vivas alucinações auditivas e visuais. É impossível conversar com ele ou manter sua atenção.
Apresenta a mais extrema superatividade motora, é violento e destrutivo, e passa os dias e as noites a andar, cantar, gritar, gesticular e a fazer discursos incoerentes. Seus olhos podem apresentar um brilho peculiar, e sua fisionomia pode estar tão transtornada que não pode ser reconhecido. Pode recusar alimento num momento, e no momento seguinte devorar tudo que puder pegar. Seu comportamento é obsceno e não sente qualquer forma de vergonha; seus hábitos de higiene pessoal ficam inteiramente deteriorados.
Pode esfregar fezes no corpo ou nas paredes. É extremamente perigoso para os que estão próximos e pode ferir-se gravemente. Nessa condição o paciente perde peso rapidamente e pode ficar totalmente exausto. Todas as funções do corpo são muito sobrecarregadas, e são muito grandes as possibilidades de intoxicação e infecção por várias doenças.
Fonte: Coleman, J. C. - Distúrbios Psicológicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário